O Grupo de Estudos em Energia Solar (GREEN) é um laboratório do Instituto Politécnico, de desenvolvimento em energia solar térmica, foi inaugurado em 1997 e é uma referência no cenário nacional, em pesquisas e extensão, nos estudos da área de energia solar.
Em 2002 foi construído pela Cemig o prédio de Energia Inteligente, a sede do GREEN, dentro do projeto de pesquisa. Onde está localizada a estação meteorológica, de iluminância e sistemas integrados a rede elétrica. O Laboratório possui uma piscina de testes matemáticos, para o aquecimento solar de piscinas.
Os principais laboratórios do GREEN são, o Laboratório de Ensaios em Reservatórios térmicos, que avalia o desempenho técnico e a segurança de reservatórios térmicos para etiquetagem do Inmetro. O laboratório do Simulador Solar onde testa a eficiência de coletores solares e placas fotovoltaicas, o Laboratório de Ensaios de Sistemas Fotovoltaicos onde são feitas pesquisas e ensaios e o Laboratório de Ensaios, destinado aos ensaios de desgastes e ciclos de descargas e cargas de baterias além dos testes hidráulicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Yq8BksKIp5CHnILV4wiLihTbWwBA50193YDi52QZtesXDVPlyFuKLEcGrfmTPQ7lBaza7o31Le6zU2RGjkIIpAamT_H6uOqe79R5ha96k-HKJz1Tn9VeV5H7LnhYFkSCnh74TS8Obg/s400/140920101801.jpg)
“O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, possui um Simulador Solar, mas não está operacional, todo o fabricante que lançar um produto no mercado, tem que ter no mínimo dois laboratórios. E a única instituição que possui esses laboratórios no momento, é a PUC Minas,” afirma Lauro Machado Neto.
Os representantes do GREEN são, a coordenadora geral Antônia Sônia Diniz e o coordenador adjunto Lauro Machado Neto. A equipe é formada por professores, engenheiros, técnicos e alunos da Pós-Graduação e da Graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário