Superesportes - Futebol Nacional

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Conheça o GREEN – Grupo de Estudos em Energia Solar


  O Grupo de Estudos em Energia Solar (GREEN) é um laboratório do Instituto Politécnico, de desenvolvimento em energia solar térmica, foi inaugurado em 1997 e é uma referência no cenário nacional, em pesquisas e extensão, nos estudos da área de energia solar.
  Em 2002 foi construído pela Cemig o prédio de Energia Inteligente, a sede do GREEN, dentro do projeto de pesquisa. Onde está localizada a estação meteorológica, de iluminância e sistemas integrados a rede elétrica. O Laboratório possui uma piscina de testes matemáticos, para o aquecimento solar de piscinas.

  Os principais laboratórios do GREEN são, o Laboratório de Ensaios em Reservatórios térmicos, que avalia o desempenho técnico e a segurança de reservatórios térmicos para etiquetagem do Inmetro. O laboratório do Simulador Solar onde testa a eficiência de coletores solares e placas fotovoltaicas, o Laboratório de Ensaios de Sistemas Fotovoltaicos onde são feitas pesquisas e ensaios e o Laboratório de Ensaios, destinado aos ensaios de desgastes e ciclos de descargas e cargas de baterias além dos testes hidráulicos.
  A PUC Minas é a única instituição da América do Sul que, atualmente, possui o Simulador Solar em operação, vindo da Alemanha, com o apoio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e o investimento da Eletrobrás. O Simulador tem a condição de testar à eficiência de coletores e placas fotovoltaicas, garantindo ensaios em qualquer estação do ano e agilizando a análise do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), com a participação do Inmetro, Eletrobrás / Procel, Abrava e PUC Minas. O resultado do PBE permite a criação de critérios de comparação para os diferentes modelos de coletores e reservatórios disponíveis no mercado nacional, além de representar uma forma rápida e segura para a seleção de um aquecedor solar que melhor atenda as necessidades do consumidor a custo compatível.

  “O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, possui um Simulador Solar, mas não está operacional, todo o fabricante que lançar um produto no mercado, tem que ter no mínimo dois laboratórios. E a única instituição que possui esses laboratórios no momento, é a PUC Minas,” afirma Lauro Machado Neto.

  Os representantes do GREEN são, a coordenadora geral Antônia Sônia Diniz e o coordenador adjunto Lauro Machado Neto. A equipe é formada por professores, engenheiros, técnicos e alunos da Pós-Graduação e da Graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário